sexta-feira, outubro 17, 2008

Projeto Girassol

Demos início ao projeto na primavera. Fizemos a releitura de várias obras de arte sobre girassóis, de pintores brasileiros e estrangeiros. Discutimos as características de cada ilustração e, após este estudo prévio, as crianças fizeram suas próprias obras de arte, que estão expostas na área externa de nossa sala de aula... Durante a atividade, ouvimos a música Girassol do CD Arca de Noé e, no dia seguinte, fizemos uma roda para interpretarmos a música. É uma ótima opção para as crianças aprenderem a prestar atenção na letra das canções que ouvem, até mesmo para não aceitarem as porcarias que estão tomando conta da cabeça das crianças hoje em dia!!!





A partir dessa releitura, faremos o acompanhamento do crescimento de um girassol de verdade. As crianças ficaram super entusiasmadas... Sempre vejo as pessoas fazendo a experiência do Feijão (que também já fiz) e resolvi experimentar outro tema. Além do tema estar ligado à Primavera, também está relacionado com o meu Projeto Arca de Noé, pois as sementes de girassol alimentam algumas aves e atraem bichinhos de jardim! Também aproveitarei as atividades para apresentar na Festa Cidadã que acontecerá em novembro na nossa escola, sobre o tema Natureza. Tudo de bom!!!
Após plantarmos a semente de girassol, contamos a história da sementinha (ilustrações abaixo) para ilustrar como ocorre a germinação e o crescimento das plantas. Colori a história para ficar exposta na sala, até mesmo para que as crianças possam ir comparando os acontecimentos da história com o que plantamos. O poema também é muito fofo e traz uma possibilidade de comparar gêneros textuais!
Outra atividade que será explorada quando surgir o primeiro sinal de germinação da semente é a ginástica com a música da Sementinha... Para quem não conhece, é uma canção que vai contando como a semente cresce e nós temos que ir gesticulando de acordo com a história. Uma delícia e acalma as crianças!






Ainda tenho algumas atividades para aplicar, mas só as postarei aqui depois de praticadas.

Nenhum comentário: