O título irá direcioná-los à página da Revista Nova Escola com todos os tópicos sobre Leitura em sala de aula. Tem matérias e vídeos maravilhosos!!!
Um deles postei abaixo. Nele, Delia Lerner fala sobre a leitura e a escrita trabalhadas de forma interdisciplinar...
Blog destinado a ampliação de conhecimentos, dicas de atividades, dúvidas e questionamentos na área educacional. Não se esqueça de comentar. Sempre!!! Abraços.
sábado, fevereiro 13, 2010
Discussão sobre o uso do livro didático
Este vídeo aponta como o livro didático pode auxiliar o professor, sem se tornar o vilão da aprendizagem, aprisionando os que o usam...
Currículo do 1º Ciclo do Ensino Fundamental
A revista Nova Escola descreveu de forma simples e direta o que deve ser oferecido e cumprido em cada ano do 1º e 2º ciclo do ensino fundamental. Vale conferir a matéria toda.
É só clicar no título da postagem para ir direto à página da Revista Nova Escola e aproveitar todas as dicas...
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EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM LÍNGUA PORTUGUESA
1º ano
- Fazer intercâmbio oral, ouvindo com atenção e formulando perguntas.
- Ouvir com atenção textos lidos.
- Ler textos conhecidos, como parlendas, adivinhas e canções.
- Conhecer e recontar repertório variado de textos literários.
- Escrever texto de memória de acordo com sua hipótese de escrita.
- Escrever o próprio nome e utilizá-lo como referência para a escrita.
- Conhecer as representações das letras maiúsculas do alfabeto de imprensa.
- Localizar palavras em textos.
- Escrever usando a hipótese silábica, com ou sem valor sonoro convencional.
- Re-escrever ditando textos conhecidos.
- Revisar textos coletivamente, apoiado em leitura em voz alta feita pelo professor.
2º ano
- Participar de intercâmbio oral, ouvindo, perguntando e planejando a fala para diferentes interlocutores.
- Recontar histórias conhecidas, recuperando características da linguagem do texto original.
- Apreciar textos literários.
- Ler, com ajuda, diferentes gêneros.
- Ler, por si mesmo, textos conhecidos.
- Entender o sistema alfabético, mesmo escrevendo com erros ortográficos.
- Escrever alfabeticamente textos que conhece de memória.
- Re-escrever histórias conhecidas, ditando-as ou de próprio punho. Produzir textos simples de autoria.
3º ano
- Participar de situações de intercâmbio oral, ouvindo com atenção, formulando e respondendo a perguntas, explicar e compreender explicações, manifestar opiniões sobre o assunto tratado.
- Apreciar e ler textos literários.
- Ler, com ajuda, textos para estudar (textos de sites, revistas etc.).
- Re-escrever de próprio punho histórias conhecidas, considerando as características da linguagem escrita.
- Produzir textos de autoria utilizando os recursos da linguagem escrita.
- Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor ou em parceria com colegas.
4º ano
- Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto tratado, formular e responder perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, fazer colocações considerando as anteriores.
- Apreciar textos literários.
- Selecionar, em parceria, textos em diferentes fontes para a busca de informações.
- Localizar, em parceria, informações nos textos, apoiando-se em títulos e subtítulos, imagens e negritos, e selecionar as que são relevantes.
- Ajustar a leitura ao propósito e ao gênero.
- Re-escrever e/ou produzir textos de autoria com apoio do professor.
- Revisar textos coletivamente com a ajuda do professor, prestando atenção nos aspectos de coerência, coesão e ortografia.
5º ano
- Participar de situações de intercâmbio oral que requeiram ouvir com atenção, intervir sem sair do assunto, formular e responder a perguntas justificando respostas, explicar e compreender explicações, manifestar e acolher opiniões, argumentar e contra-argumentar.
- Participar de situações de uso da linguagem oral utilizando procedimentos da escrita para organizar a exposição.
- Apreciar textos literários.
- Selecionar textos de acordo com os propósitos de leitura, antecipando a natureza do conteúdo e utilizando a modalidade de leitura mais adequada.
- Utilizar recursos para compreender ou superar dificuldades de compreensão durante a leitura.
- Re-escrever e produzir textos utilizando procedimentos de escritor.
- Revisar textos, próprios e dos outros, em parceria com colegas, com intenção de evitar repetições, ambiguidades e erros ortográficos e gramaticais.
EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
1º ano
- Ampliar o conhecimento dos números e contar oral e mentalmente objetos.
- Usar estratégias pessoais para resolver problemas com as quatro operações.
- Indicar o número certo quando houver poucos objetos.
- Ler mapas e plantas baixas simples.
- Identificar e representar semelhanças e diferenças entre formas geométricas.
- Montar e desmontar embalagens tridimensionais.
- Usar o calendário.
- Comparar, identificar e estimar grandezas (comprimento, massa, temperatura e capacidade) e iniciar o uso de instrumentos de medidas.
- Começar a usar e a fazer tabelas simples.
2º ano
- Realizar contagem oral.
- Saber regras do sistema numérico.
- Ler e produzir escritas numéricas.
- Ampliar o uso de estratégias pessoais nas quatro operações.
- Saber resultados de memória.
- Usar diversas estratégias de cálculo.
- Localizar-se em espaços menos conhecidos e mais amplos.
- Identificar e representar diferentes formas geométricas.
- Realizar organização temporal com uso do calendário.
- Utilizar sistemas de medidas convencionais.
- Ampliar o conhecimento de grandezas e o uso de instrumentos de medidas.
- Fazer tabelas e gráficos de colunas.
3º ano
- Utilizar o sistema numérico em sua forma convencional.
- Articular melhor os números em estratégias de cálculo mental.
- Usar técnicas convencionais de adição e subtração.
- Começar a sistematizar algoritmos (conta armada).
- Ampliação do uso das operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.
- Interpretar representações do espaço.
- Aprimorar o uso da linguagem específica para figuras e formas.
- Saber ver as horas.
- Utilizar o sistema métrico (convencional ou não) com mais precisão.
- Aprimorar o uso de tabelas simples e usar gráficos com colunas e barras.
4º ano
- Realizar contagens crescentes e decrescentes com números naturais.
- Realizar cálculos aproximados.
- Reconhecer, usar, comparar e ordenar números racionais.
- Explorar os significados das frações.
- Saber resultados de contas de multiplicação de memória.
- Fazer operações de números naturais com estratégias pessoais e operações convencionais.
- Identificar posição e movimentação em malha quadriculada.
- Reconhecer semelhanças e diferenças entre figuras geométricas.
- Reconhecer planificações e identificar formas planas de figura tridimensional.
- Compreender e calcular o perímetro.
- Reconhecer e usar unidades de medida.
- Utilizar o sistema monetário brasileiro.
- Interpretar dados de tabelas simples e de dupla entrada e de gráficos de colunas, barras e linhas.
5º ano
- Compreender e usar as regras do sistema de numeração decimal para leitura, escrita, comparação e ordenação de números naturais.
- Explorar diferentes significados das frações.
- Escrever, ler, comparar e ordenar números racionais.
- Resolver problemas nas quatro operações, usando estratégias pessoais, convencionais e cálculo mental.
- Usar porcentagens.
- Explorar a idéia de probabilidade.
- Descrever, interpretar e representar a localização e a movimentação de uma pessoa ou um objeto.
- Reconhecer poliedros e identificar relações entre faces, vértices e arestas.
- Utilizar unidades comuns de medida em situações problema.
- Calcular perímetros e áreas.
- Usar unidades de medidas de área.
- Interpretar e construir tabelas simples, de dupla entrada, gráficos de colunas, barras, linhas e de setor.
Projeto de leitura - Felpo Filva, Eva Furnari
Encontrei um projeto da Editora Moderna, sobre este livro, que é muito bom e pode servir de embasamento para um projeto pessoal de leitura. Encontrei este livro por acaso e me apaixonei!!! Além da história trabalhar a diversidade e o respeito às diferenças, insere os diversos gêneros textuais de forma lúdica e prazerosa, além de descrever cada um deles... Só podia ser da Eva Furnari, que já adorava pelo "Feitiço do Sapo"... obra que trabalhei no Maternal ano passado. Mas isto é outra postagem!!!
Pela net vi fotos maravilhosas de escolas que montaram até os personagens em tamanho real! Com casinha e filhotes! Lindo... Caso não seja possível, os fantoches são uma ótima saída e podem ser feitos de materiais diversos. Como vou trabalhar o livro no mês que vem na Oficina do Saber, Leitura Viva (3ª e 4ª séries), irei postando as atividades, que serão intercaladas com as de produção de um livro de receitas para o Dia das Mães. Como a Oficina do Saber funciona no período oposto ao de aula, devem ser mais lights e este é o motivo de intercalar os dois.
Vejam o material abaixo e caso optem por aplicá-lo, adoraria trocar idéias com vocês!!!
Projeto de leitura - encarte da Editora Moderna
Comentem, deixem dicas, truques, artes e artimanhas!!!
Beijos!
Alê
Pela net vi fotos maravilhosas de escolas que montaram até os personagens em tamanho real! Com casinha e filhotes! Lindo... Caso não seja possível, os fantoches são uma ótima saída e podem ser feitos de materiais diversos. Como vou trabalhar o livro no mês que vem na Oficina do Saber, Leitura Viva (3ª e 4ª séries), irei postando as atividades, que serão intercaladas com as de produção de um livro de receitas para o Dia das Mães. Como a Oficina do Saber funciona no período oposto ao de aula, devem ser mais lights e este é o motivo de intercalar os dois.
Vejam o material abaixo e caso optem por aplicá-lo, adoraria trocar idéias com vocês!!!
Projeto de leitura - encarte da Editora Moderna
Comentem, deixem dicas, truques, artes e artimanhas!!!
Beijos!
Alê
Alfabetização através de jogos e brincadeiras
O vídeo abaixo mostra experiências de alfabetização e letramento que deram certo. Apenas é preciso deixar registrado minha crítica quanto ao número de alunos... O governo federal deveria estabelecer o número máximo de alunos por sala, em respeito aos profissionais que trabalham com salas superlotadas, enquanto outros têm, no máximo, 18 alunos!!! É claro que o trabalho pode ser desenvolvido, mas a atenção individualizada fica prejudicada!!!
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